Home

Onde, Quando e por que foi inventado o Futsal?? plx, rápido?

Oi gente, respondam rápido.. Vale nota ;L ' Valeew... ;D ' Não posso dar nota.. só nivel 2.. mas quando eu ser eo dô ok'z? *-*

4 respostas

  • Publicada em 2008-02-27 por Anónimo

    História
    O Futebol de Salão tem duas versões acerca o seu surgimento, porquê em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e logo começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei. No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe.

    As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo. logo tiveram seu tamanho minguado e seu peso aumentado. Por este roupa o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da esfera Pesada".

    Temos também a versão que nós, gaúchos, amantes deste esporte damos porquê a mais provável, o Futebol de Salão foi inventado em 1931 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu/Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de "Indoor-Foot-Ball".

    Destaca-se em São Paulo o nome de Habib Maphuz, que muito trabalhou nos primórdios do Futebol de Salão no Brasil. O professor da ACM de São Paulo, Habib Maphuz no inicio dos anos cinqüenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no contexto interno da ACM Paulista.

    Este mesmo salonista fundou a 1ª Liga de Futebol de Salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços e em seguida foi o 1º presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão. Foi colaborador de Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes para a elaboração do 1º Livro de Regras de Futebol de Salão editada no mundo, em 1956.
    Apesar das divergências, o que se conclui é que o Futebol de Salão, nasceu na Associação Cristã de Moços, na dezena de 30 em Mont

  • Publicada em 2008-02-27 por Anónimo

    A versão mais aceita para o rudimento do Futebol de Salão é a de que ele começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo. Enfrentando dificuldades para encontrar campos de futebol para divertimento em suas horas de lazer, estes improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte.

    No início, as "equipes" variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada. porquê as bolas de ar utilizadas posteriormente, saltavam muito e saíam freqüentemente das quadras, tiveram seu tamanho minguado e o peso aumentado. Daí o indumentária de o Futebol de Salão,ser chamado de "esporte da esfera pesada".

    De repente, o novo esporte começou a lucrar corpo, estendendo-se a outros estados, estabelecendo-se regras elementares procurando disciplinar sua prática. Dentro de pouco tempo, organizavam-se times, disputando torneios abertos. Dada a facilidade para a formação de equipes rapidamente ganhou adeptos sendo introduzido em quase todas as capitais, que já o praticavam copiando regras uns dos outros.

    Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira federação estadual do Brasil, sendo Ammy de Moraes seu primeiro presidente. Neste mesmo ano foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão. Em 1955 foi fundada a Federação Paulista, em 1956 iniciaram as Federações Cearense, Paranaense, Gaúcha e Baiana.

    Em 1957 a Catarinense e a setentrião Rio Grandense, em 1959 a Sergipana. Na dezena de 60 foram fundadas as Federações do Pernambuco, Brasília, Paraiba, na de 70 a do Acre, a do Mato Grosso do Sul, a de Goiás,Piauí, Mato Grosso,Maranhão, nos anos 80 a do Amazônia,Rondônia, Pará, Alagoas, a

  • Publicada em 2008-02-27 por Anónimo

    Onde? No Brasil.
    Quando? No século XX.
    Por quê? Para se jogar em quadra coberta.

  • Publicada em 2008-02-27 por Anónimo

    elegal

Utilize o formulário para responder a esta pergunta